- Liderança, qual o estilo ideal?
Com o decorrer dos séculos, as competências de liderança evoluíram. No século XIX era imprescindível ao líder ter inteligência (QI): “chefes tinham cérebro, trabalhadores usavam as mãos”. No século XX, o conhecimento e a tecnologia aumentaram, mas tornou-se importante desenvolver habilidades emocionais para lidar com pessoas (QE). No século XXI, é imprescindível aos líderes influenciar pessoas (mesmo as que não controlam), construir redes de confiança e apoio, desenvolvendo inteligência política (QP) para entregar resultados
- Liderança, dom ou habilidade?
Nos Estados Unidos, anualmente 3 em cada 4 empresas investem aproximadamente 15 bilhões de dólares em consultorias e treinamentos para o desenvolvimento de suas lideranças. No entanto, ainda que cerca 2,5 milhões de profissionais possuam diplomas de Master in Business Administration (MBA), somente 10% dos executivos conseguem realmente mudar sua atitude de liderança, evidenciando que 90% dos investimentos em tempo, dinheiro e energia são desperdiçados.
- Matriz de Competência “QUERER x PODER”
Qualquer organização, para ser exitosa, precisa de uma liderança verdadeiramente eficaz que garanta equipes competentes, com “colaboradores certos nos lugares certos” (meritocracia), suficientemente motivados para, através de atitudes (“QUERER”) e com o conhecimento técnico necessário, aqui entendido como habilidades (“PODER”), estejam suficientemente capacitados e motivados para atingir os resultados desejados.