Liderança, dom ou habilidade?

Nos Estados Unidos, anualmente 3 em cada 4 empresas investem aproximadamente 15 bilhões de dólares em consultorias e treinamentos para o desenvolvimento de suas lideranças. No entanto, ainda que cerca 2,5 milhões de profissionais possuam diplomas de Master in Business Administration (MBA), somente 10% dos executivos conseguem realmente mudar sua atitude de liderança, evidenciando que 90% dos investimentos em tempo, dinheiro e energia são desperdiçados.

Estudos recentes mostram que os líderes atuais apresentam alto nível de capacitação para administrar processos, mas não possuem, na mesma proporção, as habilidades necessárias para liderar pessoas. Os gestores assumem posições de liderança cada vez mais jovens, em média entre os 30 e 35 anos de idade, mas só procuram capacitação e treinamento em liderança, por volta dos 40 anos. Você confiaria em um profissional (um médico, por exemplo) que ainda não tivesse completado sua formação?

A polêmica da liderança: dom ou habilidade? já dura décadas (e ainda não terminou), mas se acreditarmos que só existem líderes natos, a maioria das pessoas pode desistir. Apesar das pesquisas mostrarem que a probabilidade de vencer e tornar-se um líder é maior em ambientes sociais privilegiados, a liderança pode e deve ser aprendida, ainda que não possa ser ensinada.

Portanto, acreditar na possibilidade de formar líderes é mais produtivo; todos podemos aprender a liderar e, principalmente, a liderar melhor, adquirindo as competências necessárias para influenciar pessoas que trabalhem com entusiasmo, visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança através da força de seu caráter.

Se aceitarmos que a liderança é um dom, podemos ser tentados a acreditar que não temos nenhuma responsabilidade como líderes, porque não possuímos a “carga genética” adequada, logo não há nada que possa ser feito para mudar a situação.

Mas, ao assumirmos que a liderança pode ser adquirida e desenvolvida como qualquer habilidade e competência, ficamos com o compromisso da busca contínua da excelência e de nos transformarmos na melhor pessoa que podemos ser.

                             “É possível que existam muitos líderes natos, mas são bem poucos para que possamos depender apenas deles; a liderança é algo que deve ser adquirida.”                                          

Peter Drucker

Pense nisso…

O que você está fazendo para transformar-se no melhor líder que pode ser?

Leitura recomendada:

  • COMO SE TORNAR UM LÍDER SERVIDOR – Os Princípios de Liderança de O Monge e o Executivo. James C. Hunter
  • MITOS DA LIDERANÇA – Descubra Por Que Quase Tudo que Você Ouviu sobre Liderança é Mito. Jo Owen