Matriz de Competência “QUERER x PODER”

Qualquer organização, para ser exitosa, precisa de uma liderança verdadeiramente eficaz que garanta equipes competentes, com “colaboradores certos nos lugares certos” (meritocracia), suficientemente motivados para, através de atitudes (“QUERER”) e com o conhecimento técnico necessário, aqui entendido como habilidades (“PODER”), estejam suficientemente capacitados e motivados para atingir os resultados desejados.

A figura representa as relações possíveis entre motivação (atitude=QUERER) e conhecimento (habilidade=PODER), para avaliar a competência dos colaboradores, e por que não do líder também, para uma avaliação inicial visando colocar “a pessoa certa no lugar certo”.

O eixo vertical representa a ATITUDE do colaborador; ou seja: nos quadrantes superiores ALTA motivação (QUER) e nos quadrantes inferiores BAIXA motivação (NÃO QUER).

O eixo horizontal representa a capacidade ou HABILIDADE do colaborador; ou seja: nos quadrantes à direita ALTA habilidade (PODE) e nos quadrantes à esquerda, BAIXA habilidade (NÃO PODE).

Interpretação:   

– QSE (quadrante superior esquerdo) QUER, mas NÃO PODE: possui a atitude positiva, está motivado para a ação, mas não possui as habilidades necessárias à função; desafio: investir em capacitação.

– QSD (quadrante superior direito) QUER e PODE: altamente qualificado, atitude positiva, está motivado e possui as habilidades necessárias ao desempenho de alta performance; desafio: talento a ser mantido na organização.

– QID (quadrante inferior direito) NÃO QUER, mas PODE: possui as habilidades requeridas para o alto desempenho, mas não tem atitude positiva; desafio: investir em motivação.

– QIE (quadrante inferior esquerdo) NÃO QUER e NÃO PODE: além de não ter atitude positiva, não possui as habilidades mínimas necessárias ao desempenho da função; desafio: reavaliar seu aproveitamento na instituição, considerar a possibilidade de alocá-lo em outra atividade.

                                             “Não tente ser o melhor do time, tente ser o melhor para a sua equipe.”                                          

John Quincy Adams

Pense nisso…

O que você, como líder, precisa melhorar: atitude (QUERER) ou conhecimento (PODER)?

Leitura recomendada:

  • LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER – Faltam Líderes no Mercado. Você se Candidata? José Luiz Tejon
  • ATITUDE VENCEDORA – Faz toda a Diferença. Orlando Furlan